sexta-feira, junho 02, 2006

TIPOS DE RAIOS

TIPOS DE RAIOS

Partículas com carga elétrica negativa (elétrons) correm por uma trilha invisível em direção ao solo. Pouco antes de tocarem o chão, atraem partículas elétricas de carga positiva.
A carga positiva salta em direção ao céu e fecha o circúito elétrico, que aparece na forma de raio luminoso.

RAIO POSITIVO Neste tipo de raio, acontece o inverso. As partículas de carga positiva correm em direção ao solo e atraem as partículas negativas. Esse fenômeno era considerado raro, mas acontece com muito mais frequência do que se pensava.

COMO SE PREVENIR Por trabalhar a céu aberto, o agricultor está mais sujeito aos raios do que os moradores das cidades que, por ocasião das tempestades, podem abrigar-se em suas casas.
A principal recomendação para evitar acidentes com raios é não sair de casa durante as tempestades. E se a chuva cair de surpresa ?
Se você estiver no campo, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se ("ajoelhou, tem de rezar...") e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão, que é pior !.
Outras recomendações importantes para a sua (agricultor) segurança, são:

EVITE:
segurar objetos metálicos longos, como vara de pescar, etc.; ficar próximo de árvores, cercas, trilhos, postes e linhas de energia elétrica, (que atraem os raios);
permanecer no topo de morros ou cordilheiras;
dirigir ou se abrigar em veículos sem capota, como tratores (alguns), motocicletas e bicicletas;
usar equipamentos elétricos ou o telefone.

Nenhum comentário: