quinta-feira, junho 29, 2006

Febre Amarela

Saiba tudo sobre a Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus amarílico.
Sintomas:A febre amarela pode causar quadros praticamente inaparentes até formas graves da doença. Os primeiros sintomas tem início súbito e sintomas gerais como febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos e fotofobia. Após este período a doença pode evoluir para a cura ou para formas mais graves. Nestas, aparece novo acesso febril, icterícia progressiva e fenômenos hemorrágicos (sangramento nasal, bucal, cutâneo, no vômito e nas fezes), queda da pressão arterial e prostração.
Como se transmite:O mosquito transmissor da febre amarela urbana é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Na febre amarela silvestre os mosquitos do gênero Haemagogus são os principais transmissores. No Brasil, desde a década de 1949 não há transmissão urbana. Os casos confirmados são de febre amarela silvestre. Existe o período de incubação para o ser humano e para o mosquito.O período de incubação, no ser humano, é de três a seis dias após a picada do mosquito infectado. O período de incubação no mosquito é de 9 a 12 dias e depois de infectado o mosquito permanece nesta condição por toda a vida, que é em média de 3 a 4 meses. A transmissão da febre amarela pode ser urbana, a silvestre e a intermediária ("rural"). A diferença está nos transmissores e no local em que foi adquirida a infecção.A transmissão silvestre da febre acontece através dos mosquitos Haemagogus. A infeccção humana se dá quando uma pessoa não imunizada entra em áreas de florestas. Acontecendo isso, a pessoa pode tornar-se uma fonte de infecção para o Aedes aegypti, que então pode iniciar a transmissão urbana da febre amarela. Em áreas urbanas, o Aedes albopictus é um transmissor potencial, embora ainda não tenha sido definitivamente incriminado como vetor da febre amarela.Os mosquitos proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações em recipientes que acumulam água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas).
Vacinação:A vacinação contra febre amarela tem sido uma exigência para os viajantes que se deslocam para áreas infectadas pelo Aedes aegypti e pode evitar essa doença. Uma pessoa somente estará imunizada contra febre amarela, se vacinada no prazo mínimo de 10 dias antes da viagem, no caso de primeira vacinação. Pessoas já vacinadas precisam apenas de um reforço e a imunidade é considerada imediata. As pessoas vacinadas em Unidades Sanitárias do SUS recebem um comprovante de vacinação que é válido em todo território nacional: o Cartão Nacional de Vacinação