quarta-feira, junho 28, 2006

DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

Pneumoconioses

São patologias resultantes da deposição de partículas sólidas no parênquima pulmonar, levando a um quadro de fibrose, ou seja, ao endurecimento intersticial do tecido pulmonar. As Pneumoconioses mais importantes são aquelas causadas pela poeira de sílica, configurando a doença conhecida como Silicose, e aquelas causadas pelo asbesto, configurando a Asbestose.

Silicose

É a principal pneumoconiose no Brasil, causada por inalação de poeira de sílica livre cristalina (quartzo). Caracteriza-se por um processo de fibrose, com formação de nódulos isolados nos estágios iniciais e nódulos conglomerados e disfunção respiratória nos estágios avançados. Atinge trabalhadores inseridos em diversos ramos produtivos:
na indústria extrativa (mineração subterrânea e de superfície);
no beneficiamento de minerais (corte de pedras, britagem, moagem, lapidação);
em fundições;
em cerâmicas, em olarias;
no jateamento de areia;
cavadores de poços;
polimentos e limpezas de pedras etc.
Os sintomas, normalmente, aparecem após períodos longos de exposição, cerca de 10 a 20 anos. É uma doença irreversível, de evolução lenta e progressiva. Sua sintomatologia inicial é discreta - tosse e escarros. Nesta fase não se observa alteração radiográfica. Com o agravamento do quadro, surgem sintomas como a dispnéia de esforço e astenia. Em fases mais avançadas, pode surgir insuficiência respiratória, com dispnéia aos mínimos esforços e até em repouso. O quadro pode evoluir para o corpulmonale crônico.
A forma aguda, conhecida como Silicose Aguda, é uma doença extremamente rara, estando associada, à exposição a altas concentração de poeira de sílica.
O diagnóstico está fundamentado na história clínico-ocupacional, na investigação do local de trabalho, no exame físico e pelas alterações encontradas nas radiografias de tórax. Estas deverão ser realizadas de acordo com técnica preconizada pela Organização Internacional do Tralhador (OIT). Também a leitura da radiografia deverá ser feita de acordo com a classificação da OIT, que, entre outros parâmetros, estipula que a leitura deverá ser realizada por três profissionais diferentes. As provas de função pulmonar não têm aplicação no diagnóstico da silicose, sendo úteis na avaliação da capacidade funcional pulmonar.

Asbestose

O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de asbesto, também, conhecido como amianto. Por ser uma substância indiscutivelmente cancerígena, observa-se, atualmente, uma grande polêmica em torno da sua utilização. Há uma corrente que defende o uso do asbesto em condições ambientais rigidamente controladas, e outra que defende a substituição do produto nos diversos processos produtivos.
O asbesto possui ampla utilização industrial, principalmente na fabricação de produtos de:
cimento-amianto,
materiais de fricção como pastilhas de freio,
materiais de vedação,
pisos e produtos têxteis, como mantas e tecidos resistentes ao fogo.Assim, os trabalhadores expostos ocupacionalmente a esses produtos são aqueles vinculados à industria extrativa ou à industria de transformação. Também estão expostos trabalhadores:
da construção civil,
que se ocupam da colocação e reforma de telhados,
do isolamento térmico de caldeiras, de tubulações e
da manutenção de fornos (tijolos refratários).
A asbestose é a pneumoconiose associada aos asbestose ou amianto, sendo uma doença eminentemente ocupacional. A doença, de caráter progressivo e irreversível, tem um período de latência superior a 10 anos, podendo se manifestar alguns anos após cessada a exposição. Clinicamente, caracteriza-se por:
dispnéia de esforço estertores crepitantes nas bases pulmonares,
baqueteamento digital,
alterações funcionais e
pequenas opacidades irregulares na radiografia de tórax.
O diagnóstico é realizado a partir da história clínica e ocupacional, do exame físico e das alterações radiológicas. O Rx de tórax, assim como sua leitura, deverá ser realizado de acordo com o preconizado pela OIT.
Observação: Além da asbestose, a exposição às fibras de asbestos está relacionada com o surgimento de outras doenças. São as alterações pleurais benignas, o câncer de pulmão e os mesoteliomas malignos, que podem acometer a pleura, o pericárdio e o peritônio.