segunda-feira, abril 14, 2008

Carbografite divulga nota de esclarecimento
Com relação à notícia Problema de EPI foi causa de morte em obra de SP, veiculada no dia 24 de março pela Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo e reproduzida no clipping Seleção, em 31 de março, a empresa Carbografite Industrial de Soldas Ltda, fabricante do Cinto de Segurança CG 760E divulga nota de esclarecimento.
ESCLARECIMENTOS CARBOGRAFITE CINTO DE SEGURANÇA CG 760E

Graças a um extraordinário esforço de desenvolvimento tecnológico, iniciamos, há anos atrás, a fabricação de Equipamentos de Proteção Individual.
No decorrer desses muitos anos de existência, a Carbografite vem construindo uma imagem sólida de comprometimento com a qualidade na fabricação e distribuição de produtos, assim como nos relacionamentos estabelecidos com os colaboradores, clientes, fornecedores, sindicatos, comunidades, governo, sociedade e meios de comunicação.
Como nosso sistema da qualidade está certificado em conformidade com a Norma ISO 9001/2000, trabalhamos com rigorosos procedimentos de fabricação e inspeção, de acordo com todas as normas existentes.
Dentro dessas premissas, a Carbografite tem como norma instruir a todos os nossos usuários, através de treinamentos, manuais de instruções e, no caso de cintos e talabartes, através de etiquetas de advertências fixadas em cada equipamento, sobre a utilização e conservação correta dos nossos produtos visando, assim, garantir, a plena segurança dos usuários.

Nos últimos dias, tomamos conhecimento através de e-mails divulgados na internet, sobre o lamentável acidente ocorrido na obra da Ponte Estaiada, na cidade de São Paulo. Logo que soubemos desta notícia, rastreamos todos os nossos processos internos e não encontramos nada que pudesse ter ocasionado este acidente. Diante desta constatação, a Carbografite tem a esclarecer os seguintes pontos:

A – Fizemos contato, através da ANIMASEG, com a SRTE/SP para levantarmos os detalhes do acidente e termos acesso ao Laudo solicitado por esta à FUNDACENTRO. Não conseguimos, entretanto, nenhum dado concreto que nos ajudasse a entender o ocorrido.

B – Contatamos o distribuidor que efetuou a venda à empresa Montagens Projetos & Obras Ltda, e para nossa surpresa, os conjuntos vendidos para essa empresa eram sempre compostos de: Cinto de segurança CG 760E, de nossa fabricação; Talabarte em Y de outro fabricante e Trava-quedas de um terceiro fabricante. Na leitura do e-mail divulgado, é dada a impressão que o equipamento, no seu conjunto, era todo produzido pela Carbografite.

C – Nos reunimos com a diretoria do SINTESP para levantar maiores detalhes do acidente, porém fomos informados que também tomaram conhecimento do e-mail e apenas divulgaram o fato como o que seria uma notícia aos prevencionistas, não tendo maiores conhecimentos sobre o referido acidente.

D – Fomos à FUNDACENTRO para tentar obter informações sobre o laudo 043/2008-A, citado no e-mail, e não obtivemos qualquer informação que nos ajudasse a entender o motivo do acidente.

E – Tentamos contato por diversas vezes com a empresa Montagens Projetos & Obras Ltda, e, para nossa completa surpresa, não fomos atendidos.

Observação: Parece-nos estranho que o acidente tenha ocorrido em princípio de janeiro deste ano, conforme o e-mail, e que até o momento a Carbografite não tenha sido comunicada oficialmente sobre o incidente.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS RELEVANTES SOBRE O CASO EM QUESTÃO:

1. Caso a configuração: Cinto Carbografite, Talabarte de outro fabricante e Trava-quedas de um terceiro fabricante estivesse sendo utilizada no momento do acidente, conforme a NR 6, isto descaracteriza o EPI e seu respectivo CA e não garante mais a segurança do conjunto.

2. Cinto de segurança modelo CG 760E :
2.1. Este modelo de cinto foi devidamente testado em 27/12/2006 e aprovado conforme laudos 442/2006 A e 442/2006 B da Fundacentro, sendo o CA 18140 expedido em 05/06/2007 pelo MTE.
2.2. Este cinto foi desenvolvido para proteção contra quedas com ancoragem dorsal com uma meia-argola forjada (nas costas) e é dotado ainda de outras quatro meia-argolas, duas na cintura para posicionamento em trabalho estacionário e duas no peitoral para içamento ou descida em resgate. Em todas as formas de uso é sempre obrigatória a utilização de um dos talabartes constantes no CA 18140, preso à meia-argola nas costas e ancorado a um local seguro, conforme descrito em nosso Manual de Instruções, que acompanha cada equipamento, além da etiqueta de advertências presa ao cinto de segurança.

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