segunda-feira, julho 24, 2006

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS

A Subgerência de Vigilância de Alimentos, da Vigilância de Produtos, Serviços de Saúde e Saúde Do Trabalhador, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) desenvolve atividades que visam o controle da qualidade dos alimentos e dos serviços a eles relacionados, visando à preservação e promoção da saúde da população do Município de São Paulo.
A Subgerência de Vigilância de alimentos é composta por unidades de planejamento e execução das ações de vigilância sanitária dos estabelecimentos do comércio varejista, atacadista e Indústrias Alimentos, exceto indústrias de alimentos para fins especiais.

Unidade de Vigilância Sanitária

É centralizada na Subgerência e suas ações são realizadas por equipes credenciadas de médicos veterinários, farmaceuticos e nutricionistas.

Laboratório de Controle de Alimentos

Dá suporte técnico e laboratorial aos serviços de vigilância e realiza projetos que monitoram e avaliam a qualidade dos alimentos e água consumidos na cidade de São Paulo e também realiza análise laboratorial dos alimentos distribuídos na Merenda Escolar do Município É subordinado a gerência de Produtos, Serviços de Saúde E Saúde do trabalhador.

Unidade de Epidemiologia das Doenças de Transmissão Alimentar

Realiza a vigilância de agravos transmitidos por alimentos.

Curso de Manipulação de Alimentos

Elabora e executa, de forma descentralizada, o Curso de Normas Técnicas Especiais de Manipulação de Alimentos para comerciantes, ambulantes e dogueiros.

Projetos

Desenvolve Programas de Colheitas de Amostras para análises laboratoriais em diferentes produtos alimentícios.