segunda-feira, julho 10, 2006

SAIBA TUDO SOBRE A HANSENÍASE

SAIBA TUDO SOBRE A HANSENÍASE

O que é Hanseníase?

Doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (bacilo de Hansen) que compromete principalmente a pele e os nervos, deixando seqüelas se não for tratada precocemente.
As primeiras manifestações da Hanseníase geralmente são:
Manchas na pele esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição da sensibilidade – manchas dormentes, essas manchas não doem, não coçam e não incomodam por isso muitas vezes passam desapercebidas, se localizadas em partes do corpo não freqüentemente observadas (costas, nádegas).
Diminuição da sensibilidade ou formigamento de extremidades de mãos, pés e olhos, o que possibilita ferimentos, queimaduras ou ulcerações sem dor, possibilitando complicações como infecções locais sem as pessoas sentirem dor e não procurarem assistência.
Diminuição ou perda de força muscular em mãos pés e pálpebras, levando a queda de objetos ou um andar arrastado ou ressecamento dos olhos por não conseguir fechar as pálpebras direito.
Como se adquire a doença?
A Hanseníase se transmite de pessoa para pessoa através das secreções das vias respiratórias (nariz e boca) sendo necessário um contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento para adquirir a doença. A enfermidade tem uma lenta evolução sendo que, após o contágio, o indivíduo leva de 2 a 7 anos para iniciar os sintomas. São poucas as pessoas que adoecem porque a maioria tem resistência natural e não ficam doentes mesmo tendo contato com pessoas acometidas.
Para um diagnóstico precoce, é necessário que os profissionais da saúde estejam preparados para fazer a suspeita desta enfermidade e que a população esteja atenta para os sinais e sintomas iniciais da Hanseníase.
Existe tratamento?
Os avanços da medicina na luta contra esta enfermidade e particularmente na terapêutica instituída, levaram a importantes resultados no tratamento desses pacientes: as sulfonas, na década de 40, a clofazimina, nos anos 60 e a rifampicina na década de 70, trouxeram a tão esperada cura da enfermidade. No início da década de 80, a Organização Mundial de Saúde recomendou a introdução da POLIQUIMIOTERAPIA para o tratamento de 100% dos pacientes em todo o mundo, através da associação de drogas que propicia maior eficácia, maior rapidez e menor risco de resistência medicamentosa. Este tratamento, hoje instituído em todo país gratuitamente nos serviços públicos de saúde, é simples e eficaz, levando a cura dos pacientes e interrompendo a cadeia de transmissão da doença assim que iniciada a primeira dose.
Nos últimos dez anos, foram curados mais de 12 milhões de pacientes em todo o mundo, e mais de 300.000 brasileiros.
O tratamento da Hanseníase é realizado em postos de saúde, gratuitamente e sem necessidade de internação. Os pacientes em tratamento, podem conviver normalmente com sua família, seus colegas de trabalho e amigos, enfim permanecerem na sociedade sem nenhuma restrição.
O estigma social:
A Hanseníase é uma doença muito antiga, com uma terrível imagem na história e na memória da humanidade. Desde a antiguidade tem sido considerada uma doença contagiosa, mutilante e incurável, provocando atitudes de rejeição e discriminação dos doentes e sua exclusão da sociedade. Durante muito tempo, os portadores da hanseníase foram confinados em colônias, afastados de suas famílias e impedidos de participar do convívio social . Este isolamento compulsório, abolido no país há mais de 40 anos, originou um forte preconceito e um estigma social que até hoje se reflete na vida dos indivíduos acometidos por esta doença.
Onde estão os doentes?
Existem ainda mais de 600.000 doentes em tratamento espalhados por todos os continentes, dos quais mais de 50.000 são brasileiros. O Brasil é hoje o segundo país do mundo em nº de casos de Hanseníase, perdendo somente para a Índia.
No Estado de São Paulo são mais de 5.000 casos em tratamento, sendo que, cerca de 800 pacientes residem no município de São Paulo. Anualmente são detectados em torno de 350 doentes em nosso município, a grande maioria deles já em estados avançados da enfermidade. Isto significa que muitos indivíduos acometidos pela hanseníase não estão sendo diagnosticados pelos serviços de saúde e permanecem na comunidade sem tratamento.
A Secretaria da Saúde do Município de São Paulo faz um alerta à população:
Diante de um sinal ou sintoma suspeito da Hanseníase, procure um posto de saúde.
Os serviços de saúde devem confirmar o diagnóstico e propiciar o tratamento gratuito dos doentes.
A Hanseníase tem cura e os indivíduos acometidos têm direito a ela.