terça-feira, maio 16, 2006

SEGURANAÇA DO TRABALHO

ACIDENTE

Muitas são as definições de acidente, e variam segundo o enfoque: legal, prevencionista, ocupacional, estatístico, previdenciário etc. Uma definição abrangente e genérica apresenta o seguinte enunciado:

ACIDENTE é um evento indesejável e inesperado que produz desconforto, ferimentos, danos, perdas humanas e ou materiais.
Um acidente pode mudar totalmente a rotina e a vida de uma pessoa, modificar sua razão de viver ou colocar em risco seus negócios e propriedades.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o acidente não é obra do acaso e nem da falta de sorte.
Denomina-se SEGURANÇA, a disciplina que congrega estudos e pesquisas visando eliminar os fatores perigosos que conduzem ao acidente ou reduzir seus efeitos . Seu campo de atuação vai desde uma simples residência até complexos conglomerados industriais.
Sob o ponto de vista dos especialistas em Segurança, os acidentes são "causados" por fatores conhecidos, previsíveis e controláveis.
Fatores determinantes do acidente
Milhares podem ser as causas de um simples acidente, entretanto todas elas podem ser agrupadas em duas categorias .

Condição Insegura

Ato Inseguro As pessoas reconhecem com maior facilidade as "condições inseguras", que os "atos inseguros".
Um indivíduo ao abalroar o veiculo que vai a sua frente, facilmente atribuirá a causa do acidente a : defeito nos freios; parada brusca do veiculo dianteiro; pista molhada etc. Este mesmo indivíduo terá muita dificuldade em admitir que a causa foi um "ato inseguro" decorrente de não ter mantido a mínima distancia necessária, em relação ao veiculo da frente, para uma parada de emergência.
Estatisticamente sabe-se que os "atos inseguros" são responsáveis por mais de 90% dos acidentes das mais diversas naturezas.
Uma "condição insegura " normalmente é o resultado do "ato inseguro" de alguém ao longo do desencadeamento do acidente.
A implosão parcial de um shopping center, devido ao vazamento de GLP, é o resultado de uma "condição insegura" criada pelo "ato inseguro" daqueles que não deram tratamento técnico adequado ao projeto e ao local.
O ato inseguro normalmente decorre de situações tais como:
excesso de confiança .
agir sem ter conhecimento especifico do que está fazendo .
não valorizar medidas ou dispositivos de prevenção de acidentes .
exceder limites de : maquinas, veículos ou do corpo humano .
uso de veículos para fins de demonstração e não transporte .

Imprudência e negligencia .

improvisações. No Brasil os acidentes nas rodovias, são causadores de milhares de mortos e feridos vindo a seguir acidentes na construção civil e na industria.
Nos países desenvolvidos medidas preventivas e de segurança de caráter individual ou coletivo, são aplicadas e praticadas pela a maioria de seus cidadãos, ao passo que nos países em desenvolvimento ainda são largamente inexistentes ou ignoradas. Em alguns destes países a legislação apresenta alguns absurdos como compensação monetária pela exposição ao risco (periculosidade, insalubridade), fazendo com que empregados e empregadores concentrem suas atenções no "custo" da exposição e não na eliminação da mesma.

Nenhum comentário: