quinta-feira, maio 11, 2006

AERODISPERSOÍDES 1

A NR 15 trata de uma categoria de agente químicos de suma importância, dentro do aspecto da higiene ocupacional, que são os aerodispersoídes. Estes contaminantes são sistemas diversos, cujo meio de dispersão é gasoso e cuja fase dispersa consiste de partículas sólidas ou líquidas. A classificação mais aceita é aquela que diferencia aqueles formados por dispersão e por condensação, distinguindo os sistemas, de acordo com a fase dispersa, sólida ou líquida.

Os aerodispersoídes formados por dispersão, ou seja, como resultado da desintegração mecânica da matéria (pulverização ou atomatização de sólidos ou líquidos ou transferência de pó para o estado de suspensão, através da ação de correntes de ar ou vibração), são, na maioria dos casos, constituídos por partículas mais grosseiras do que aquelas que constituem os formados por condensação; além disto, contêm partículas com uma maior variação de tamanho.
Os aerodispersóides de condensação são formados pela condensação de vapores superfaturados ou pela reação entre gases, que leva a um produto não volátil. Nestes aerodispersóides, as partículas sólidas são freqüentemente, agregados frouxos, provenientes da coagulação de uma grande número de partículas primárias de forma esférica ou cristalina regular. Por outro lado, nos aerodispersóides por dispersão, a fase sólida consiste de partículas individuais ou agregados de formas complementares irregulares (fragmentos)

Nenhum comentário: