quinta-feira, junho 29, 2006

Febre Amarela

Saiba tudo sobre a Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus amarílico.
Sintomas:A febre amarela pode causar quadros praticamente inaparentes até formas graves da doença. Os primeiros sintomas tem início súbito e sintomas gerais como febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos e fotofobia. Após este período a doença pode evoluir para a cura ou para formas mais graves. Nestas, aparece novo acesso febril, icterícia progressiva e fenômenos hemorrágicos (sangramento nasal, bucal, cutâneo, no vômito e nas fezes), queda da pressão arterial e prostração.
Como se transmite:O mosquito transmissor da febre amarela urbana é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Na febre amarela silvestre os mosquitos do gênero Haemagogus são os principais transmissores. No Brasil, desde a década de 1949 não há transmissão urbana. Os casos confirmados são de febre amarela silvestre. Existe o período de incubação para o ser humano e para o mosquito.O período de incubação, no ser humano, é de três a seis dias após a picada do mosquito infectado. O período de incubação no mosquito é de 9 a 12 dias e depois de infectado o mosquito permanece nesta condição por toda a vida, que é em média de 3 a 4 meses. A transmissão da febre amarela pode ser urbana, a silvestre e a intermediária ("rural"). A diferença está nos transmissores e no local em que foi adquirida a infecção.A transmissão silvestre da febre acontece através dos mosquitos Haemagogus. A infeccção humana se dá quando uma pessoa não imunizada entra em áreas de florestas. Acontecendo isso, a pessoa pode tornar-se uma fonte de infecção para o Aedes aegypti, que então pode iniciar a transmissão urbana da febre amarela. Em áreas urbanas, o Aedes albopictus é um transmissor potencial, embora ainda não tenha sido definitivamente incriminado como vetor da febre amarela.Os mosquitos proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações em recipientes que acumulam água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas).
Vacinação:A vacinação contra febre amarela tem sido uma exigência para os viajantes que se deslocam para áreas infectadas pelo Aedes aegypti e pode evitar essa doença. Uma pessoa somente estará imunizada contra febre amarela, se vacinada no prazo mínimo de 10 dias antes da viagem, no caso de primeira vacinação. Pessoas já vacinadas precisam apenas de um reforço e a imunidade é considerada imediata. As pessoas vacinadas em Unidades Sanitárias do SUS recebem um comprovante de vacinação que é válido em todo território nacional: o Cartão Nacional de Vacinação

quarta-feira, junho 28, 2006

DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

Pneumoconioses

São patologias resultantes da deposição de partículas sólidas no parênquima pulmonar, levando a um quadro de fibrose, ou seja, ao endurecimento intersticial do tecido pulmonar. As Pneumoconioses mais importantes são aquelas causadas pela poeira de sílica, configurando a doença conhecida como Silicose, e aquelas causadas pelo asbesto, configurando a Asbestose.

Silicose

É a principal pneumoconiose no Brasil, causada por inalação de poeira de sílica livre cristalina (quartzo). Caracteriza-se por um processo de fibrose, com formação de nódulos isolados nos estágios iniciais e nódulos conglomerados e disfunção respiratória nos estágios avançados. Atinge trabalhadores inseridos em diversos ramos produtivos:
na indústria extrativa (mineração subterrânea e de superfície);
no beneficiamento de minerais (corte de pedras, britagem, moagem, lapidação);
em fundições;
em cerâmicas, em olarias;
no jateamento de areia;
cavadores de poços;
polimentos e limpezas de pedras etc.
Os sintomas, normalmente, aparecem após períodos longos de exposição, cerca de 10 a 20 anos. É uma doença irreversível, de evolução lenta e progressiva. Sua sintomatologia inicial é discreta - tosse e escarros. Nesta fase não se observa alteração radiográfica. Com o agravamento do quadro, surgem sintomas como a dispnéia de esforço e astenia. Em fases mais avançadas, pode surgir insuficiência respiratória, com dispnéia aos mínimos esforços e até em repouso. O quadro pode evoluir para o corpulmonale crônico.
A forma aguda, conhecida como Silicose Aguda, é uma doença extremamente rara, estando associada, à exposição a altas concentração de poeira de sílica.
O diagnóstico está fundamentado na história clínico-ocupacional, na investigação do local de trabalho, no exame físico e pelas alterações encontradas nas radiografias de tórax. Estas deverão ser realizadas de acordo com técnica preconizada pela Organização Internacional do Tralhador (OIT). Também a leitura da radiografia deverá ser feita de acordo com a classificação da OIT, que, entre outros parâmetros, estipula que a leitura deverá ser realizada por três profissionais diferentes. As provas de função pulmonar não têm aplicação no diagnóstico da silicose, sendo úteis na avaliação da capacidade funcional pulmonar.

Asbestose

O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de asbesto, também, conhecido como amianto. Por ser uma substância indiscutivelmente cancerígena, observa-se, atualmente, uma grande polêmica em torno da sua utilização. Há uma corrente que defende o uso do asbesto em condições ambientais rigidamente controladas, e outra que defende a substituição do produto nos diversos processos produtivos.
O asbesto possui ampla utilização industrial, principalmente na fabricação de produtos de:
cimento-amianto,
materiais de fricção como pastilhas de freio,
materiais de vedação,
pisos e produtos têxteis, como mantas e tecidos resistentes ao fogo.Assim, os trabalhadores expostos ocupacionalmente a esses produtos são aqueles vinculados à industria extrativa ou à industria de transformação. Também estão expostos trabalhadores:
da construção civil,
que se ocupam da colocação e reforma de telhados,
do isolamento térmico de caldeiras, de tubulações e
da manutenção de fornos (tijolos refratários).
A asbestose é a pneumoconiose associada aos asbestose ou amianto, sendo uma doença eminentemente ocupacional. A doença, de caráter progressivo e irreversível, tem um período de latência superior a 10 anos, podendo se manifestar alguns anos após cessada a exposição. Clinicamente, caracteriza-se por:
dispnéia de esforço estertores crepitantes nas bases pulmonares,
baqueteamento digital,
alterações funcionais e
pequenas opacidades irregulares na radiografia de tórax.
O diagnóstico é realizado a partir da história clínica e ocupacional, do exame físico e das alterações radiológicas. O Rx de tórax, assim como sua leitura, deverá ser realizado de acordo com o preconizado pela OIT.
Observação: Além da asbestose, a exposição às fibras de asbestos está relacionada com o surgimento de outras doenças. São as alterações pleurais benignas, o câncer de pulmão e os mesoteliomas malignos, que podem acometer a pleura, o pericárdio e o peritônio.

terça-feira, junho 27, 2006

EXPLOSÃO EM MINA DE CARVÃO MATA 17 PESSOAS NA TURQUIA

Explosão em mina de carvão mata 17 pessoas na Turquia

Ao menos 17 mineiros morreram e outros cinco foram feridos por uma explosão de gás metano ocorrida na noite desta quinta-feira em uma mina de carvão no oeste da Turquia.O ministro de Energia, Hilmi Guner, que abriu uma investigação sobre o caso, disse hoje que 57 mineiros trabalhavam na mina de Balikesir. Ele acrescentou que três deles ainda estão soterrados, e que, portanto, o número de mortes poderia ser maior."Resgatamos 35 pessoas vivas. Infelizmente, perdemos 17 mineiros e cinco estão feridos. Continuamos os trabalhos de resgate para resgatar três trabalhadores que estão sob os escombros", disse o ministro.Segundo ele, os corpos foram tão queimados que está difícil identificar os mortos. Todos os mineiros viviam nos povoados próximos à mina.O ministro negou a falta de controle sobre as minas, mesmo com o registro de dois acidentes semelhantes na mesma região no ano passado. "Infelizmente, acidentes acontecem na mineração. Vazamentos de gás podem ocorrer minutos depois de tudo ser checado", disse.

segunda-feira, junho 26, 2006

FATORES AMBIENTAIS CAUSAM 25% DAS DOENÇAS

Fatores ambientais causam 25% das doenças, diz OMS

Cerca de 25% das doenças registradas em todo o mundo são causadas por fatores ambientais evitáveis, responsáveis por 13 milhões de mortes ao ano, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde) em um relatório publicado nesta sexta-feira.

Tais ameaças, que incluem água poluída, combustíveis perigosos, edifícios mal construídos e tráfego arriscado são a causa de um terço das mortes nos países em desenvolvimento, acrescentou a OMS.

Segundo a agência das Nações Unidas, prevenir riscos ambientais pode salvar até 4 milhões de vidas por ano, a maioria em países em desenvolvimento.

A OMS alertou ainda que seu estudo é o mais abrangente e sistemático já realizado sobre como os riscos ambientais evitáveis contribuem para o surgimento de doenças e ferimentos. "Nós sempre soubemos que o meio ambiente influencia a saúde profundamente, mas estas estimativas são as mais completas até hoje", disse Anders Nordstrom, diretor interino da OMS.

"Isto nos ajudará a demonstrar que o investimento criterioso para criar um ambiente adequado pode ser uma estratégia bem sucedida para implementar a saúde e atingir o desenvolvimento sustentável", acrescentou.

Cerca de 40% das mortes por malária e uma estimativa de 94% das mortes por diarréia --duas das maiores causadoras de mortes de crianças em idade escolar-- poderiam ser evitadas com um melhor gerenciamento ambiental, segundo a OMS.

Além da diarréia e da malária, os outros dois principais problemas sanitários influenciados pelo pobre investimento são infecções respiratórias e diversas formas de ferimentos acidentais.

Indicando medidas em potencial para reduzir a ameaça, a OMS citou o armazenamento doméstico seguro da água e melhores medidas de higiene, bem como uma melhor administração dos recursos hídricos.

Também é fundamental o uso de combustíveis mais limpos e seguros, o aumento da segurança no ambiente de construção e o uso e a administração mais criteriosos de substâncias tóxicas em casa e no ambiente de trabalho.

sexta-feira, junho 23, 2006

COMBATE A INCÊNDIOS

COMBATE A INCÊNDIOS

PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS

O perceber um princípio de incêndio, acione imediatamente o alarme e aja de acordo com o plano de evacuação. Logo a seguir, chame o Corpo de Bombeiros pelo TELEFONE 193.A uma ordem da Equipe de Emergência, encaminhe-se sem correria, para a saída indicada e desça (NÃO SUBA) pela escada de segurança. NUNCA USE OS ELEVADORES.Se tiver que atravessar uma região em chamas, procure envolver o corpo com algum tecido molhado não-sintético. Isso dará proteção ao seu corpo e evitará que se desidrate. Proteja os olhos e a respiração; são as partes mais sensíveis, que a fumaça provocada pelo fogo pode atingir primeiro. Use máscara de proteção ou, no mínimo, uma toalha molhada no rosto.

MÉTODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO

Há três meios de extinguir o fogo:
Abafamento: Consiste em eliminar o comburente (oxigênio) da queima, fazendo com que ela enfraqueça até apagar-se. Para exemplificar, basta lembrar que quando se está fritando um bife e o óleo liberado entra em combustão, a chama é eliminada pelo abafamento ao se colocar a tampa na frigideira. Reduziu-se a quantidade de oxigênio existente na superfície da fritura. Incêndios em cestos e lixo podem ser abafados com toalhas molhadas de pano não-sintético. Extintores de CO2 são eficazes para provocar o abafamento.
Retirada do Material:Há duas opções de ação na retirada de material:a) Retirar o material que está queimando, a fim de evitar que o fogo se propague;b) Retirar o material que está próximo ao fogo, efetuando um isolamento para que as chamas não tomem grandes proporções.
Resfriamento:O resfriamento consiste em tirar o calor do material. Para isso, usa-se um agente extintor que reduza a temperatura do material em chamas. O agente mais usado para combater incêndios por resfriamento 'a água.

quinta-feira, junho 22, 2006

COMBATE A CONTRATAÇÃO DE IMIGRANTES ILEGAIS

EUA buscam ampliar combate à contratação de imigrantes ilegais

O governo dos Estados Unidos prometeu nesta segunda-feira que, independentemente dos rumos que a reforma imigratória venha a tomar no Congresso, colocará em andamento medidas para intensificar o combate à contratação de imigrantes ilegais.Durante uma audiência na Subcomissão de Imigração do Senado, representantes do governo disseram estar decididos a intensificar a inspeção dos locais de trabalho e a verificação da condição migratória dos empregados, o que representa um dos eixos da reforma sobre o tema que o Congresso está analisando.A reforma de 1986, que legalizou cerca de três milhões de imigrantes ilegais, incluía sanções empresariais que não foram aplicadas plenamente por falta de recursos, entre outros fatores."Queremos evitar cair nos mesmos erros com esta nova legislação", disse Stewart Baker, subsecretário de Políticas Internas do Departamento de Segurança Nacional."Não esperamos que os empregadores se transformem em detetives, mas queremos que sejam nossos parceiros" na luta contra a imigração ilegal, disse Baker, acrescentando que muitas vezes as multas para as empresas são menores que a de uma infração de trânsito.Julie Myers, subsecretária para Imigração e Alfândega do Departamento de Segurança Nacional, disse que o governo se propõe a aumentar as inspeções, processar os infratores e aumentar as sanções, "sem importar se houver mudanças na lei".Segundo relatório do Escritório de Supervisão do Governo (GAO, em inglês), divulgado durante a audiência, o número de imigrantes ilegais detidos em operações em centros de trabalho diminuiu de 2.849 (1999) para 445 (2003).Além disso, o número de inspetores federais responsáveis por fazer valer as leis imigratórias nos centros trabalhistas caiu de 240 para apenas 90 durante o mesmo período.A diminuição na fiscalização do cumprimento das leis no ambiente de trabalho nas últimas duas décadas deve-se às pressões do setor empresarial, de líderes do Congresso e de ativistas pró-imigrantes, segundo especialistas e autoridades policiais.Outro fator foi que, com os atentados de 2001, as autoridades do Departamento de Segurança Nacional deram mais ênfase e recursos à luta contra o terrorismo do que na fiscalização do cumprimento das leis migratórias.No momento em que o debate sobre a imigração ilegal nos EUA se intensifica, as autoridades federais tentam implementar um sistema eletrônico no qual as empresas verificam a condição migratória dos seus empregados, sob pena de enfrentar multas maiores e até possíveis sentenças de prisão.A responsabilidade de confrontar os dados dos trabalhadores com o número da Previdência Social será dos empregadores, o que reduziria as operações e as onerosas investigações, segundo os especialistas.

quarta-feira, junho 21, 2006

FOGO OU INCÊNDIO 03

CLASSES DE INCÊNDIO

Classe A: fogo em combustíveis comuns que deixam resíduos, o resfriamento é o melhor método de extinção. Exemplo: Fogo em papel, madeira, tecidos, etc.
Classe B: fogo em líquidos inflamáveis, o abafamento é o melhor método de extinção. Exemplo: Fogo em gasolina, óleo e querosene, etc.
Classe C: fogo em equipamentos elétricos energizados, agente extintor ideal é o pó químico e o gás carbônico. Exemplo: Fogo em motores transformadores, geradores, etc.
Classe D: fogo em metais combustíveis, agente extintor ideal é o pó químico especial. Exemplo: Fogo em zinco, alumínio, magnésio, etc.

EXTINTORES

São aparelhos portáteis ou carroçáveis que servem para extinguir princípios de incêndio. Os extintores devem estar em local bem visível e de fácil acesso. O treinamento sobre o emprego correto do extintor é parte eficaz contra incêndio. Os extintores não são automáticos ou auto ativados, se o incêndio começa eles continuam pendurados, inertes no lugar e nada acontece, pois são as mãos humanas que, precisam levá-los ao lugar necessário, apontá-los corretamente, ativá-los de modo a extinguir as chamas.

Extintor de Água Pressurizada: Combate princípios de incêndios de classe ª extingue o fogo por resfriamento, não dever ser usado em aparelhos elétricos energizados.

Modo de Usar: Transportá-lo até as proximidades do fogo, soltar a trava de segurança e apontar o mangotinho para a base do fogo apertando o gatilho.
Extintor de Gás Carbônico: pode ser usado em incêndios de classe A, B e C, é mais indicado para equipamentos elétricos energizados.

Modo de Usar: Transportá-lo até as proximidades do fogo, retirar o pino de segurança, apontar o difusor para a base da chama e apertar o gatilho, movimentar o difusor de um lado para o outro.
Extintor de Pó Químico Seco:

1º) Pó Químico Pressurizado: pode haver perda de carga devido a petrificação do pó.

2º) Pó Químico Especial: usado para incêndios em classe D.
Os extintores de pó químico seco podem ser usados em todas as classes de incêndios, não devem ser usados em centrais telefônicas ou computadores porque deixam resíduos. Não tem boa atuação nos incêndios da classe A e é preciso completar a extinção jogando água.
Modo de Usar: Transportá-lo até as proximidades do fogo, soltar a trava de segurança, apontar o difusor para a base do mesmo e apertar o gatilho, fazer movimentos de um lado para o outro.

terça-feira, junho 20, 2006

FOGO OU INCÊNDIO 02

MÉTODOS DE EXTINÇÃO

- Abafamento: o abafamento ocorre com a retirada do oxigênio, é o mais difícil, a não ser em pequenos incêndios.
- Resfriamento: o resfriamento é o método de extinção mais usado, consiste em retirar o calor do material incendiado.
- Interrupção da Reação Química em Cadeia: é caracterizada pela ação do pó químico seco que interrompe a reação da combustão.

TRANSMISSÃO DO CALOR

São três as transmissões do calor:
1ª) Condução: pelo contato direto de molécula a molécula. Por exemplo: uma barra de ferro levada ao fogo.
2ª) Convecção: é a transmissão do calor por ondas caloríficas.
3ª) Irradiação: é a transmissão do calor por raios caloríficos.

CLASSIFICAÇÃO DOS CAUSAS DE INCÊNDIO

São três as classificações das causas de incêndio:
1ª) Causas Naturais: são aquelas que provocam incêndios sem a intervenção do homem. Exemplo: Vulcões, terremotos, raios, etc.
2ª) Causas Acidentais: São inúmeras. Exemplo: eletricidade, chama exposta, etc.
3ª) Causas Criminosas: são os incêndios propositais ou criminosos, são inúmeros e variáveis. Exemplo: pode ser por inveja, vingança, para receber seguros, loucura, etc.

CAUSAS MAIS COMUNS DE INCÊNDIOS

- Sobrecarga nas instalações elétricas;
- Vazamento de gás;
- Improvisações nas instalações elétricas;
- Crianças brincando com fogo;
- Fósforos e pontas de cigarros atirados a esmo;
- Falta de conservação dos motores elétricos;
- Estopas ou trapos envolvidos em óleo ou graxa abandonados em local inadequado.

segunda-feira, junho 19, 2006

FOGO OU INCÊNDIO 01

FOGO OU INCÊNDIO

O fogo é conhecido desde a pré-história e desde aquele tempo tem trazido inúmeros benefícios ao homem, ele nos aquece e serve para preparar alimentos, mas o fogo quando foge ao controle do homem recebe o nome de Incêndio, e causa inúmeros danos para as pessoas, o incêndio exige pessoal e material especializado para extingui-los, por isso simultaneamente com as primeiras medidas de combate e salvamento chame os bombeiros com rapidez, ensine as crianças como salvarem-se no caso de incêndio em sua residência.

TETRAEDRO DO FOGO

- O Calor: é o elemento que serve para dar início a um incêndio, mantém e aumenta a propagação.
- O oxigênio: é necessário para a combustão e esta presente no ar que nos envolve.
- O combustível: é o elemento que serve de propagação do fogo, pode ser sólido, líquido ou gasoso.
- Reação em Cadeia: A reação em cadeia torna a queima auto-sustentável. O calor irradiado das chamas atinge o combustível e este é decomposto em partículas menores, que se combinam com o oxigênio e queimam, irradiando outra vez calor para o
combustível, formando um ciclo constante.


sexta-feira, junho 16, 2006

ROTEIRO DE TESTES E VERIFICAÇÕES

ROTEIRO DE TESTES E VERIFICAÇÕES

Estes são os cuidados básicos que você deve tomar para evitar o fogo e estas são as providências necessárias em caso de incêndio.Para obter informações mais detalhadas quanto à segurança de seu edifício, procure o CONTRU, ou o Serviço de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros.Você receberá toda a orientação para prevenção e manutenção dos sistemas de proteção contra incêndios.

EQUIPAMENTOSINSTALAÇÃO-SERVIÇO VERIFICAÇÕES ETESTES PERIODICIDADE

Rotas de Fuga Desobstrução DiáriaPortas Corta-Fogo Fechamento DiáriaLubrificação, calibragem, vedação, oxidação SemestralPressurização/Exaustão Funcionamento MensalInstalação Elétrica Verificação geral MensalCarga Incêndio Quanto a materiais manipulados/estocados (industrial/comercial) DiáriaPára-Raios Verificação geral AnualApós reparos reformas SemestralSinais de corrosão e após descargas atmosféricas Corrigir de imediatoIluminação de Emergência Funcionamento, aclaramento, balizamento SemanalFuncionamento do sistema por uma hora TrimestralDetecção Funcionamento: baterias e mediação Conforme indicação do fabricanteAlarme Funcionamento e audibilidade SemanalCarga de baterias ou gerador TrimestralExtintores Verificação: obstrução, lacre, manômetro, vazamentos, bicos e válvulas DiáriaRecarga: após utilização, se despressurizado, material empedrado e após teste hidrostático De imediatoMesmo se não usado· Tipo espuma Anual· Tipo pó químico e água AnualSe houver diferença de peso que exceda:· 50% tipo pó químico e água Anual· 10% tipo CO2 AnualTeste hidrostático QuinzenalHidrantes Funcionamento, registro de recalque, registro globo, esguicho, mangueiras MensalInstalações Fixas Automáticas (SPRINKLER) Depende do tipo Conforme indicação do fabricante

sexta-feira, junho 09, 2006

INSTALAÇÕES DE GÁS

INSTALAÇÕES DE GÁS

Somente pessoas habilitadas devem realizar consertos ou modificações nas instalações de gás. Sempre verifique possíveis vazamentos no botijão, trocando-o imediatamente caso constate a mínima irregularidade.O botijão que estiver visualmente em péssimo estado deve ser imediatamente recusado.Para verificar vazamento, nunca use fósforos ou chama, apenas água e sabão.Nunca tente improvisar maneiras de eliminar vazamentos, como cera, por exemplo. Coloque os botijões sempre em locais ventilados.Sempre rosqueie o registro do botijão apenas com mas mãos, para evitar rompimento da válvula interna.Aparelhos que usam gás devem ser revisados pelo menos a cada dois anos.
Vazamento de Gás sem Chama:Ao sentir cheiro de gás, não ligue ou desligue a luz nem aparelhos elétricos.Afaste as pessoas do local e procure ventilá-lo.Feche o registro de gás para restringir o combustível e o risco de propagação mais rápida do incêndio.Não há perigo de explosão do botijão ao fechar o registro. Se possível, leve o botijão para local aberto e ventilado.
Vazamento de Gás com Chama:Feche o registro e gás. Retire todo o material combustível que esteja próximo do fogo.
Incêndio com Botijão no Local:Se possível, retire o botijão do local antes que o fogo possa atingí-lo.Em todas essas situações, chame os BOMBEIROS - telefone 193.

quinta-feira, junho 08, 2006

PREVENSÃO CONTRA INCÊNDIO

PREVENSÃO

As causas de um incêndio são as mais diversas: descargas elétricas, atmosféricas, sobrecarga nas instalações elétricas dos edifícios, falhas humanas (por descuido, desconhecimento ou irresponsabilidade) etc.
Os cuidados básicos para evitar e combater um incêndio, indicados a seguir, podem salvar vidas e bens patrimoniais.

CUIDADOS BÁSICOS:

Não brinque com fogo! Um cigarro mal apagado jogado descuidadamente numa lixeira pode causar uma catástrofe. Apague o cigarro antes de deixá-lo em um cinzeiro ou de jogá-lo em uma caixa de areia. Cuidado com fósforos. Habitue-se a apagar os palitos de fósforos antes de jogá-los fora. Obedeça às placas de sinalização e não fume em locais proibidos, mal ventilados ou ambientes sujeitos à alta concentração de vapores inflamáveis tais como vapores de colas e de materiais de limpeza.
Evite usar espiriteira. Sua utilização é insegura.
Nunca apoie velas sobre caixas de fósforos nem sobre materiais combustíveis.
Não utilize a casa de força, casa de máquinas dos elevadores e a casa de bombas do prédio, como depósito de materiais e objetos. São locais importantes e perigosos, que devem estar sempre desimpedidos.
As baterias devem ser instaladas em local de fácil acesso e ventilado. Não é recomendado o uso de baterias automotivas.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

A sobrecarga na instalação é uma das principais causas de incêndios. Se a corrente elétrica está acima do que a fiação suporta, ocorre superaquecimento dos fios, podendo dar início a um incêndio. Por isso:

Não ligue mais de um aparelho por tomada. Esta é uma das causas de sobrecarga na instalação elétrica;

Não faça ligações provisórias. Tome sempre cuidado com as instalações elétricas. Fios descascados quando encostam um no outro, provocam curto-circuito e faíscas. Chame um técnico qualificado para executar ou reparar as instalações elétricas ou quando encontrar um dos seguintes problemas:
Constante abertura dos dispositivos de proteção (disjuntores)
Queimas freqüentes de fusíveis;
Aquecimento da fiação e/ou disjuntores;
Quadros de distribuição com dispositivos de proteção do tipo chave-faca com fusíveis cartucho ou rolha. Substitua-os por disjuntores ou fusíveis do tipo Diazed ou NH;
Fiações expostas (a fiação deve estar sempre embutida em eletrodutos)
Lâmpadas incandescentes instaladas diretamente em torno de material combustível, pois, elas liberam grande quantidade de calor;
Inexistência de aterramento adequado para as instalações e equipamentos elétricos, tais como: torneiras e chuveiros elétricos, ar condicionado, etc.;
Evite aterrá-los em canos d'água.

ATENÇÃO: toda a instalação elétrica tem que estar de acordo com a Norma Brasileira NBR 5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

terça-feira, junho 06, 2006

Cronograma de Reavaliações Técnicas




Brasília, 26 de julho de 2002 - 10h35Seis produtos agrotóxicos suspeitos de provocar reações adversas foram reavaliados

Cronograma de Reavaliações Técnicas

Alguns produtos agrotóxicos suspeitos de provocarem efeitos adversos à saúde humana e que tinham suas avaliações toxicológicas emitidas há alguns anos, estão sendo reavaliados, segundo determinações da Portaria Conjunta n.º 1, de 25 de outubro de 2001, Anvisa e Ibama e da Resolução - RDC nº 135, de 17 de maio de 2002.

A reavaliação foi conduzida pela Gerência-Geral de Toxicologia (GGTOX), com participação de representantes do Ministério da Agricultura, Ibama, comunidade cientifica, Setor Produtivo e de técnicos da Anvisa. Em todas as reavaliações também foi aberto espaço para a participação do Ministério Público Federal, devido a existência de inquéritos civis sobre alguns dos produtos em reavaliação.
De acordo com a Agência, os produtos já avaliados sofrerão várias modificações e exigências visando atender segurança e redução nos riscos à saúde na produção e utilização que devem ser atendidas pelos fabricantes para a manutenção dos produtos no mercado.
Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail: toxicologia@anvisa.gov.br.
Veja as conclusões dos trabalhos de reavaliação dos produtos agrotóxicos descritos abaixo.
Carbendazim - Estabelecidas suspensões de uso nas culturas de tomate , uva e pepino, bem como estabelecido controle da impureza fenazina e cancelamento de aplicação através de equipamento pulverizador costal e manual.
Benomil - A empresa registrante solicitou a descontinuidade de uso do produto a partir de dezembro de 2002.
Tiofanato Metílico - Suspensas autorizações para inclusão de novas culturas até conclusão da reavaliação e as empresas registrantes deverão apresentar novos estudos para aprofundamento da reavaliação junto à Comissão.Heptacloro - O produto organoclorado, com uso restrito para preservação de madeira, a Comissão de Reavaliação recomendou que sua importação fosse imediatamente suspensa, devendo ocorrer um rígido controle do estoque do produto mantido pela empresa fabricante.
Dicofol - O produto agrotóxico com ação acaricida, utilizado nas plantações de maçã, algodão e citrus, as empresas deverão apresentar em 60 dias um programa de distribuição e controle do produto, para que se evitem desvios de uso, conforme demonstrou resultado do Programa de Análise de Resíduos em Alimentos da Anvisa e Estados e ainda deverão apresentar estudos de resíduos e processo de síntese do produto visto sua importância na avaliação da toxicidade.
MSMA - Deverão ser realizados estudos de degradação do mesmo em solos brasileiros, sendo que o projeto deverá ser apresentado pelo SINDAG no prazo de 60 dias e ainda foi proposta a realização de estudo de avaliação de risco carcinogênico para humanos.

segunda-feira, junho 05, 2006

SEGURANÇA


Objetivos

Todo programa de segurança tem pelo menos três objetivos :
Proteger a saúde do funcionário .
Proteger o patrimônio do empregador, que é a fonte de obtenção de retorno econômico da empresa.
Assegurar que o trabalho do funcionário que é a contrapartida do salário recebido não tenha sua eficiência afetada por acidentes . O potencial de acidentes pessoais e danos à propriedade nos escritórios é muito menor que o de uma área de manufatura. Entretanto esta não seria uma argumentação para dedicar menor ênfase a um programa preventivo de segurança, pois uma perna quebrada no escritório afeta o indivíduo da mesma maneira que se a quebrasse em qualquer outro lugar.
Os funcionários dos escritórios necessitam estar bem orientados para agir em situações de emergência, como eliminar condições inseguras, como tornar as estações de trabalho efetivas de maneira a não ultrapassarem as limitações do corpo humano e como controlar os fatores ambientais envolvidos no ambiente do trabalho.
NOTA - o termo escritório, aqui utilizado, é muito abrangente sendo que os conceitos a ele associados podem ser utilizados em escolas, bibliotecas, igrejas, escritórios de empresas etc.

Responsabilidades

Ao contrario do que muitas pessoas pensam a responsabilidade pela implementação e execução de um programa de segurança não é só da CIPA (quando existente), todos devem ser responsáveis: Diretores; Gerentes; Supervisores; Auxiliares etc.

Etapas

Um programa eficaz de segurança nos escritórios deve abordar alguns itens básicos e outros específicos de cada localidade.
Planos de Ação para Emergências
Tais planos tem por objetivo minimizar a gravidade de situações adversas criadas por eventos inesperados ou previsíveis. Como exemplo podemos citar: incêndios; inundações; desmoronamentos; terremotos; explosões etc.
Infelizmente a eficácia destes planos depende de algo que "entra em choque" com o temperamento de grande parte dos latino-americanos PLANEJAMENTO. Planejamento é a antítese do tão conhecidos slogan " time que está ganhando não se modifica".

Equipes de emergência devem ser organizadas com funcionários dos escritórios e treinadas teoricamente e praticamente.
Alguns pontos de ênfase (dentre outros):
Rotas de fuga - ponto de encontro e contagem de funcionários
Métodos de evacuação, sistemática de comunicação com Bombeiros ou Resgate.
Primeiros socorros a feridos e métodos de remoção dos mesmos.
Uso de extintores e hidrantes.
Ameaças de bombas.
Proteção de informações criticas da empresa etc Segurança em sistemas elétricos
Hoje com a utilização crescente de equipamentos elétricos eletrónicos, o dimensionamento e manutenção de sistemas elétricos tornam-se cada vez mais criticos. No Brasil é comum a utilização de uma única tomada para a instalação de diversos equipamentos e com conseqüente sobrecarga dos circuitos. Vários eventos perigosos podem originar desta situação: incêndio; choques elétricos, curto circuitos etc.
O programa de segurança deverá prever:
Utilização de tomadas adequadas e aterradas para cada equipamento.
Não permitir a passagem de extensões elétricas em baixo de carpetes.
Não permitir o uso de equipamentos sem o devido aterramento.
Verificar se no local existe um quadro de disjuntores identificados por setores.
Testar periodicamente os disjuntores verificando se ao serem manualmente desligados desativam o setor esperado.
Não instalar novos equipamentos sem que um técnico verifique suas características em relação ao sistema elétrico existente.
Funcionários de escritórios nunca devem tentar fazer reparos em equipamentos elétricos. Ergonomia
Ciência também conhecida como engenharia de fatores humanos é utilizada para adaptar a maquina ao homem. Com o advento dos computadores, os funcionários de escritórios passaram a desenvolver atividades limitadas a movimentos repetitivos e com utilização de apenas alguns sistemas do organismo humano. Tal pratica tem dado origem a lesões e doenças profissionais.

O programa de segurança nos escritórios deverá abordar pontos como:

Escolha de estações de trabalho adequadas para cada tipo especifico de trabalho e segundo o biótipo do funcionário.

Verificação das estações de trabalho já existentes segundo o item anterior.

Estipular interrupções periódicas ( segundo normas vigentes) para trabalhos repetitivos.

Treinamento de relaxamento para todos os funcionários, em função do tipo de trabalho e em função da duração do trabalho.

Controle as condições ambientais

Esta parte do programa de segurança tem por objetivo assegurar o conforto dos funcionários e remover poluentes do local de trabalho. Quando o ambiente do escritório apresenta se muito frio ou muito quente, excessivo nível de ruído, contaminado com fumaça de cigarro ,odores ou microorganismo, ele torna-se agressivo à saúde e ao estado emocional dos funcionários e consequentemente reduzindo a eficiência do trabalho.

Exemplo de algumas fontes de poluentes em escritórios:

Vapores e gases oriundo de maquinas copiadoras;

Gás liqüefeito de petróleo proveniente de mini cozinhas;

Emanações de substancias químicas usadas na cola de carpetes;

Monoxido de carbono proveniente de cigarros;

Emanações conduzidas de outras áreas de atividade por meio do sistema de ar condicionado;

Microorganismos oriundo de pessoas gripadas etc. Avaliações

O programa de segurança nos escritórios para ser efetivo deve contar com verificações rotineiras que permitam avaliar "riscos e condições perigosas ou de risco" que possam surgir no ambiente do trabalho e isto pode ser obtido por meio de :
Inspeções semanais onde podem ser verificados: acesso a extintores; validade de carga dos extintores; situação de saídas de emergência ( é muito comum encontrarmos saídas de emergência obstruídas por material de escritório etc); presença de material inflamável; presença de quantidade anormal de material combustível etc.
Auditorias mensais onde deve ser feita uma avaliação mais detalhada em com participação de um maior número de funcionário.
Auditorias semestrais, normalmente deveriam ser conduzidas pelo executivo de maior nível , sendo aproveitada esta ocasião para estender a inspeção para todo o edifico e sistemas auxiliares como, elevadores, ar condicionado, água potável etc.

Gerenciamento do "stress"

Finalmente um programa de segurança eficaz deverá acessar fatores que eventualmente possam vir a prejudicar o equilíbrio emocional dos funcionários resultando em diminuição da eficiência do trabalho.
Considerando-se apenas fatores internos e não considerando a parte salarial da relação entre empregador e funcionário, algumas causas comuns do "stress" são :
Falta de definição da função; inexistência de políticas definidas e claras.
Instruções confusas e não objetivas.
Falta de entendimento das metas e objetivos da empresa
Falta de programa de treinamento.
Não participação do funcionário em decisões que o afetam diretamente.
Ausência de um procedimento objetivo de avaliação de desempenho.
Ausência de planos de carreiras ou progresso pessoal.
Muitos níveis hierárquicos e falta de liderança de gerentes e supervisores etc.

PISO SALARIAL

O TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO TEM NOVO PISO


SINTESP fechou convenção coletiva com a FIESP e cerca de 50 sindicatos patronais. Para tanto, foi utilizada como base as convenções dos anos anteriores, ficando estabelecido o piso ou salário admissão de R$ 1.755,60. e reposição da inflação do período de 3,34% para os técnicos de segurança do trabalho que se encontram empregados. Essa foi uma das convenções mais difíceis de negociar devido à perda do poder de barganha da categoria dos trabalhadores, o que tem permitido um endurecimento das representações patronais. “Esses índices estão longe de ser o justo para os técnicos e o desejado pela diretoria do SINTESP, porém foi o que foi possível como resultado de 2 meses de negociação”, afirma o presidente Armando Henrique. A nova convenção coletiva manteve os direitos adquiridos nas convenções anteriores como os 10 dias por ano para o profissional técnico de segurança fazer cursos de atualização e aplicação dos índices e benefícios da categoria preponderante, que forem mais favoráveis do que a convenção dos técnicos de segurança do trabalho, em que esses técnicos estejam empregados. “Lembramos nossa categoria que o poder de conquista de espaço de uma categoria profissional depende fundamentalmente da união e adesão dos profissionais na sua representação profissional-sindicato”, conclui o presidente do SINTESP.

sexta-feira, junho 02, 2006

TIPOS DE RAIOS

TIPOS DE RAIOS

Partículas com carga elétrica negativa (elétrons) correm por uma trilha invisível em direção ao solo. Pouco antes de tocarem o chão, atraem partículas elétricas de carga positiva.
A carga positiva salta em direção ao céu e fecha o circúito elétrico, que aparece na forma de raio luminoso.

RAIO POSITIVO Neste tipo de raio, acontece o inverso. As partículas de carga positiva correm em direção ao solo e atraem as partículas negativas. Esse fenômeno era considerado raro, mas acontece com muito mais frequência do que se pensava.

COMO SE PREVENIR Por trabalhar a céu aberto, o agricultor está mais sujeito aos raios do que os moradores das cidades que, por ocasião das tempestades, podem abrigar-se em suas casas.
A principal recomendação para evitar acidentes com raios é não sair de casa durante as tempestades. E se a chuva cair de surpresa ?
Se você estiver no campo, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se ("ajoelhou, tem de rezar...") e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão, que é pior !.
Outras recomendações importantes para a sua (agricultor) segurança, são:

EVITE:
segurar objetos metálicos longos, como vara de pescar, etc.; ficar próximo de árvores, cercas, trilhos, postes e linhas de energia elétrica, (que atraem os raios);
permanecer no topo de morros ou cordilheiras;
dirigir ou se abrigar em veículos sem capota, como tratores (alguns), motocicletas e bicicletas;
usar equipamentos elétricos ou o telefone.

quinta-feira, junho 01, 2006

Doenças Ocupacionais


Doenças ocupacionais

Doenças ocupacionais matam oito trabalhadores brasileiros por dia e esta conta pode ser muito maior, já que não inclui os 40 milhões de brasileiros da economia informal As doenças relacionadas ao estresse e à fadiga física e mental também são apontadas por especialistas como as que mais afetam os trabalhadores, apesar da subnotificação dos casos. É o que aponta uma pesquisa realizada em 2002 pelo Laboratório de Saúde do Trabalhador da Universidade de Brasília (UnB) a partir de dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O estudo mostrou que bibliotecários e profissionais de saúde são os que mais se afastam por causa de doenças mentais. Dessas, 55% são doenças depressivas. "Na verdade, muitas outras profissões devem possuir um quadro relevante de afastamento por doenças mentais, mas as duas apontadas na pesquisa têm o diferencial de serem classes profissionais organizadas, que conseguem com mais facilidade relacionar determinadas doenças com o trabalho", afirma a pesquisadora Anadergh Barbosa. Além disso, "a doença mental gera um estigma que não é interessante para nenhum trabalhador. Muitas doenças que são de origem mental estão caracterizadas como doenças orgânicas", conclui. Alguns fatores de risco que predispõe à doença mental, apontados na pesquisa, são lidar com a vida e a morte situação vivida pelos profissionais de saúde), lidar com o público, com dinheiro, pressão temporal, pressão da informatização, atividades monótonas, a sobrecarga de trabalho e a diminuição dos salários. Nos grandes centros urbanos, a violência e a criminalidade também podem ser apontadas como responsáveis por doenças traumáticas e de sofrimento mental, ocorrendo principalmente em bibliotecários, policiais, vigilantes e trabalhadores rurais que lutam pela posse de terra.